A IMPORTÂNCIA DA MANUTENÇÃO PREVENTIVA NO SEU AR CONDICIONADO
Poderíamos dar várias respostas para essa pergunta e com certeza todas elas são cruciais para manter o ar condicionado sempre limpo, porém destacaremos aqui 3 pontos que consideramos ser os mais importantes no dia a dia e que muitas vezes não damos a devida atenção, mas sim, são causadas pelo equipamento de ar condicionado sujo.
1. A conta de luz não diminui
A falta de limpeza no aparelho de ar condicionado, seja ele do tipo de “Janela”, do tipo “Split System” e até mesmo o “Portátil” faz com que o consumo de energia suba devido à obstrução das serpentinas evaporadora (dentro do ambiente) e condensadora (fora do ambiente); com a serpentina do evaporador suja, o equipamento não irá desarmar o compressor quando o ambiente atingir a temperatura ajustada no termostato, pois o ar irá passar pela serpentina com a temperatura fora do normal que deveria com isso o compressor irá trabalhar, ou seja, ficará ligado por muito mais tempo até atingir a temperatura ajustada.
Com a serpentina do condensador suja, o ar não irá passar para fora do ambiente com isso, não haverá troca térmica adequada e o compressor ficará desarmando por alta pressão/alta corrente elétrica, ciclando, além do ambiente não ficar climatizado o consumo de energia será afetado, pois com o liga e desliga, o pico de energia será alto.
2. Vivo com alergia, em casa ou no trabalho
Existe um mito de que o ar-condicionado transmite pneumonia. Ele surgiu a partir da afirmação de que um ministro teve a doença por causa do uso do aparelho, mas não é verdade, afirma o pneumologista Elie Fiss, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.
Segundo ele, o risco está em não realizar a limpeza adequada do equipamento. “A sujeira sim pode gerar pneumonia por hipersensibilidade”. Esse quadro da doença é causado pela sensibilização e reação a fatores ambientais, como poeira. Nessa condição, a pessoa vai ter dificuldade para respirar, tosse, fadiga e febre.


3. Mau cheiro
Como uso do aparelho e as condições do ambiente, que pode conter bastante umidade no ambiente, o filtro do ar-condicionado tende a ficar sujo, pois todas as impurezas do ar ficam acumuladas nesta parte do dispositivo. Ou seja, acumulo de fungos ou outros microrganismos no filtro, causando o mau cheiro.
Este problema pode ser agravado pela falta de higienização do aparelho e o entupimento do dreno do ar-condicionado, favorecendo a proliferação de mofo no filtro. Portanto, fique atento às informações do seu ar-condicionado no manual: lá tem a frequência certa para executar a limpeza.
Eventualmente, verifique o ambiente onde está instalado o aparelho, em busca de pontos de umidade, pois este pode ser o grande responsável pelo mau cheiro, caso este continue, mesmo após a higienização, e até mesmo agravar o problema.
A limpeza, lavagem, higienização ou manutenção preventiva do equipamento de ar condicionado deve ser feito de acordo com o nível de sujeira encontrada nos filtros e consequentemente nas serpentinas (verificado por técnico qualificado) sempre de acordo com o ambiente em que ele está instalado, ou seja, não há uma regra para de quanto em quanto tempo tenho que fazer a manutenção preventiva do equipamento, porém temos hoje uma lei específica que regulamenta as rotinas de manutenções em sistemas de ar condicionados – LEI 13.589/18 LEI DO PMOC.
O ar-condicionado sujo em grandes proporções favorece a proliferação de sujeiras que também podem irritar as vias aéreas”, explica o pneumologista. “Então, o que a gente sempre quer é que ele seja bem limpo”, acrescenta.
Questionado sobre como a utilização do ar-condicionado no ambiente de trabalho pode afetar a saúde, Fiss lembra da SED (Síndrome do Edifício Doente), outro transtorno gerado pela falta de higienização do aparelho.
Mas afinal, o que é um edifício doente?
A síndrome do edifício doente se refere à relação de causa e efeito das condições de um ambiente interno e a agressão à saúde dos ocupantes, com fontes poluentes de origem física, química ou biológica. Um edifício é considerado doente quando cerca de 20% de seus ocupantes apresentam problemas de saúde associados à permanência em seu interior.
Acúmulo de alérgenos no ar-condicionado contribui para piorar a rinite. Além do ressecamento, o ar-condicionado pode prejudicar a respiração de quem tem rinite alérgica pelo acúmulo de sujeira e partículas que funcionam como desencadeadores dessa alergia.
Com o PMOC do seu Ar Condicionado sua empresa mantém seu sistema de ar condicionado sempre em dia, evitando a depreciação precoce de seus equipamentos. Sem o PMOC do Ar Condicionado e um plano de manutenção adequado, o tempo de vida útil pode ser reduzido em até 70% e o consumo de energia aumentar em até 80%.
Com a ENGEMAS, o mais importante quanto manter as manutenções do seu Ar Condicionado em dia, é garantir a qualidade do ar interior que seus funcionários e familiares respiram, garantindo conforto e bem-estar trazendo economia ao seu bolso.
O PMOC é regulamentado pela Lei 13.589/18 uma exigência da ANVISA para toda empresa com mais de 60.000/BTUS em carga térmica de ar condicionado.